O porquê de uma União…

Parece injusto para os Europeus viverem a saída do Reino Unido da maior União criada na história da humanidade. De certo, a União Europeia não perdeu um membro, ela separou-se de um membro, mas isso não significa o fim da sua relação com o Reino Unido. Quem realmente perdeu foram os cidadãos que não escolheram esta decisão, porque acreditam no poder de uma família como a UE. Quem realmente perdeu foram todos aqueles cujos valores não foram respeitados, mas infelizmente é assim que a democracia funciona. Mais uma vez a democracia voltou a dar provas de que não existem sistemas políticos perfeitos e que, cada vez, se afasta mais daquilo que pretendia que fosse quando se criou a “democracia”. Contudo, não é isso que está em questão.

O verdadeiro desafio que pretendo lançar é a seguinte reflexão: será preferível viver como um individualista (e preservar a liberdade) ou viver em União (abdicando dessa liberdade)? Sinceramente, não acredito numa solução perfeita, mas consigo encontrar uma melhor do que a outra. Quando me sinto triste, naqueles dias “menos bons”, o que mais me apetece é poder ter um abraço das pessoas de quem mais gosto; nos dias em que tenho motivos para celebrar, normalmente, tendo a fazê-lo acompanhada, porque dessa maneira a vida sabe melhor. As pessoas vivem em comunidade porque precisam umas das outras, todos nós temos algo para oferecer, em maior ou menor quantidade, todos nós fazemos a diferença. Como seriam esses dias se eu não tivesse com quem partilhar?

No entanto, há pessoas que gostam de momentos mais tranquilos, estando sozinhas para reflectir sobre a sua vida e os acontecimentos que se sucedem, e os outros têm de respeitar o espaço, porque todos nós somos diferentes  e vivemos realidades muito distintas. Este exemplo permite me comparar o Reino Unido a um país que prefere ter a sua liberdade de governar garantida, um país que não quer abdicar de certos direitos e cumprir certos deveres. Sim, porque quando integramos qualquer comunidade que seja temos direitos e deveres, temos de cumprir as regras que foram acordadas desde início e lutar a favor dos objectivos estipulados.

A meu ver, a União Europeia é mais do que uma comunidade (tal como o nome se alterou de Comunidade Económica Europeia para União Europeia), é mais do que um conjunto de interesses políticos que foram talvez o motivo da sua criação em 1957. Os tempos evoluíram, podem ainda haver interesses políticos como haverão sempre, mas isso não impede a UE de ser uma das maiores expressões de que viver em equipa é melhor do que viver sozinho. É sem dúvida uma das maiores expressões da humanidade e capacidade de União em tempos difíceis, e em tempos melhores. Contudo, como é de esperar, com grandes vantagens vêm grandes compromissos, e isso implica como tal abdicar de algum poder político (aquilo que os governantes mais temem).

Certamente, que conseguimos ser mais fortes quando estamos Unidos, e quando nos juntamos e trabalhamos com um objectivo comum, visto que milhões de cabeças a pensar é melhor do que uma, enquanto essas cabeças puderem fazê-lo com os mesmos interesses. Caso esses interesses entrem em conflito há que estabelecer limites e regras, para garantir que só se juntam ao grupo aqueles que têm os mesmos sonhos e ambições. E, por isso, temos de respeitar a decisão dos nossos parceiros Britânicos mesmo que isso não seja do nosso agrado.

Como todos os acontecimentos na vida trazem uma aprendizagem, este veio para nos ensinar algo, e devemos observá-lo de perto para aprendermos que por vezes a mudança é uma coisa boa. Espero que tenham gostado deste post, serve para colocar uma reflexão apenas, porque somos todos livres mas devemos lembrar-nos que vivemos num mundo com 7 mil milhões de pessoas, não estamos cá sozinhos. Obrigada por lerem! Se quiserem partilhar a vossa opinião  por favor façam-no, a opinião de todos conta!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s