O Poder das Palavras (The Words’ Power)

Today I decided to write in Portuguese, my native language and the one in which I learnt how to think.

Hoje decidi escrever em Português, na língua preciosa em que aprendi a pensar. Decidi fazê-lo porque vou falar de palavras e como elas têm influência na nossa vida, a meu ver. Primeiro, é necessário entendermos o que são palavras para nós. Para mim, palavras não são apenas combinações de letras, são, contudo, parte de uma língua, uma cultura que sofreu magníficas alterações, até chegarem ao ponto em que estão.  O seu significado foi se alterando consoante o uso das povoações, pois como no caso de algumas palavras que antes tinham um sentido e com o tempo este se foi alterando. Por exemplo, a palavra “armário” era usada para designar o local onde se guardavam as armas, mas hoje em dia é uma peça de mobiliário onde podemos guardar vários objectos; ou o caso de aquário, do latim aquarium, era o local onde o gado podia beber água, hoje em dia é usado como um reservatório de peixes… Podemos encontrar muitos exemplos destes não só em português mas também em todas as outras línguas do mundo.

Seguidamente, as palavras permitem exprimir o mais variado leque de emoções e sensações, que por vezes podem ser interpretadas de diversas formas. Daí a importância de termos um vocabulário diversificado, de modo a podermos criar uma ilustração mais real daquilo que estamos a sentir ou a tentar transmitir. Pois uma pessoa com um vocabulário de apenas 200 palavras vai ter muita dificuldade  em exprimir pensamentos mais complexos, por mais intelectual que seja o seu vocabulário não lhe permite elucidar os que a rodeiam. Então para podermos ser bem interpretados devemos dedicar algum tempo a trabalhar o nosso vocabulário através da leitura e escrita. O mesmo se aplica para quando estamos a aprender uma língua nova.

Outras utilidades muito relevantes das palavras são exprimir aquilo que sentimos perante outras pessoas e ajudar as pessoas. Quero com isto dizer que nós temos ao nosso dispor ferramentas muito ricas e , por vezes, não lhes damos o devido valor. Com palavras podemos alcançar os nossos sonhos, desde conseguir um trabalho a conquistar o amor das nossas vidas. Podemos melhorar o dia de alguém apenas por lhes dizer o quão importante são para nós, apenas por dizer “Bom dia” e sorrir, podemos criar amizades que duram a vida inteira… podemos educar a nossa comunidade, educar os nossos animais (por exemplo, quando ensinamos uma ordem aos nossos cães).

Para além de tudo mencionado acima, eu considero que as palavras têm um poder inigualável, e esse poder traduz-se em dizermos, todos os dias, às pessoas que amamos o quanto elas significam para nós. A meu ver, deveríamos ter este tipo de pequenas acções que, aliás, não custam literalmente nada, diariamente. Existem alguns motivos para eu pensar desta forma, tais como o facto de que as pessoas não conseguem ler mentes nem corações; ou o facto de simplesmente criarmos nos outros pensamentos positivos, o que nos permite multiplicar energia positiva.

Finalmente, aqui ficam algumas das minhas palavras preferidas: Amor, Sol, Sorriso, Família, Mãe, Pai, Irmão, Sonho, Felicidade, Brilho, Dança, Gratidão e Inovação. Sugiro agora que façam um exercício semelhante ao que fiz e escolham as palavras de que gostam mais e verifiquem se são as palavras que usam com mais frequência. Se as palavras que mais gostam não forem as que usam mais, fica aqui mais uma dica: usem numa base diária as palavras que mais gostam e que vos fazem sentir melhor, vão ver que conseguem criar uma reacção positiva no vosso estado físico e psicológico.

Muito obrigada por lerem, fico muito agradecida por poder partilhar as minhas palavras convosco. Desejo tudo de bom nas vossas vidas. Lembrem-se, as palavras podem levar-vos onde quiserem!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s